Você sabe o que é o estresse? É a resposta do nosso corpo a uma série de estímulos externos, entre os quais a rotina e os problemas que surgem sem aviso prévio. Tais situações, normalmente inadequadas, nos deixam em estado de alerta e, por isso, também provocam dores de cabeça e no corpo, náuseas, aumento de pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue, além de uma significava redução da libido. Amigos e familiares que convivem com a gente, não compreendem esses sintomas, mas insistem em dizer tanto que estamos de mau humor quantos difíceis de aturar. Diante desse quadro, que gera muito cansaço físico e mental, é comum queremos fugir para algum lugar onde ninguém nos conheça, inclusive para não sermos incomodados por comentários impróprios. Mas de que adianta fazer isso, se o pensamento é incontrolável? Sem domínio sobre a mente, o único jeito eficaz de combater o estresse é relaxar, preferencialmente sem ingerir nenhum remédio, para amenizar todos esses sintomas.
Quer uma boa dica?
Desligue-se momentaneamente do seu ambiente natural. Programe uma viagem e, mesmo que seja por um fim de semana, esqueça todos os compromissos. Se puder, faça isso apenas com parceiros de aventura desconhecidos ou amigos que realmente te entendem e apoiam. Assim, você irá sentir que, em contato com outras paisagens e pessoas diferentes, é possível equilibrar a mente, desfrutar um imenso bem-estar físico e reencontrar a tranquilidade, desde que se queria construí-la, pois os problemas sempre irão aparecer e temos que aprender a buscar soluções para eles.
Só não vá se estressar com a viagem!
Apesar dessas vantagens para sua saúde, viajar também pode ser um transtorno, principalmente se a escolha da agência de viagens não for feita de forma adequada. Note que, a maioria dos passeios realizados pelas agências tradicionais é liderada por guias de turismo mais empenhados em contar histórias e manter o grupo unido, do que criar um clima propício ao combate do estresse. Por isso, você deve apostar no Clube da viagem, que é diferente de tudo que há por aí!
Experiências que curam!