Benefícios dos íons negativos

 

 Talvez você não saiba o que são os íons negativos, mas são eles que dão aquela sensação gostosa quando pisamos descalços na terra, respiramos ar puro, tomamos um banho de cachoeira, enfim interagimos com a natureza. Sabe por quê? Porque somos parte integrante dela e dependemos desse contato para manter a saúde física e mental, como apontam estudos realizados em vários países, que já comprovaram essa teoria. Logo, como um ser urbano, se realmente quiser se cuidar e ter mais saúde, mesmo que esporadicamente, aparte-se da cidade para obter mais benefícios para si mesmo.

 

Como?

 

Programe-se e vá viajar o mais rápido possível, principalmente com o Clube da Viagem que traça roteiros que visam atender essa finalidade. Além da diversão garantida, você vai melhorar seu próprio sistema cardíaco e imunológico; a concentração e a criatividade; minimizar o estresse; aumentar os níveis de energia e de vitamina D; controlar a pressão arterial; promover o próprio bem-estar; e proteger-se contra as agressões das grandes cidades (como poluição visual, do ar, hídrica, por metais pesados, eletromagnética etc.).

 

Saiba mais sobre os íons

 

Os íons, pequenas partículas existentes na natureza, resultam do processo de perda ou ganho de elétrons, por meio de reações eletricamente carregadas. Por isso, eles se dividem em negativos (os ânions) e positivos (os cátions). Os negativos que se formam próximos a cachoeiras, a beira do mar, nas florestas e nos campos, são responsáveis por fazer a gente se sentir bem em contato com a natureza, principalmente, porque facilitam a absorção de oxigênio pelas células. Já os positivos, presentes nas grandes cidades, na água poluída, em dias nublados, em ambientes com ar condicionado e em equipamentos eletrônicos, atrapalham o raciocínio; afetam o sistema imunológico; aumentam o estresse e o mau humor; geram ansiedade; provocam dor de cabeça; e contribuem para depressão.

 

Para se beneficiar com a natureza

 

Se você vive em apartamento, trabalha em escritório, respira ar condicionado e costuma se deslocar de carro, locais onde a presença dos íons negativos é mínima ou inexistente, adeque sua viagem à quantidade de íons disponível por centímetro cúbico em ambientes naturais. Observe:

 

  • Cachoeira – 25 mil íons negativos.
  • Beira mar – 5 mil íons negativos.
  • Campo – 1.200 íons negativos.
  • Cidade grande – apenas 100 íons negativos.
  • Apartamento e escritório – somente 20 íons negativos.
  • No carro – apenas 15 íons negativos.
  • Ambientes com ar condicionado – nenhum íon negativo.